quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Biografia de Frei Betto

     Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei  Betto, (Belo Horizonte, 25 de agosto de 1944) é um escritor e religioso dominicano brasileiro, filho do jornalista Ântonio Carlos Vieira Christo e da escritora e culinarista Maria Stella Libanio Christo, autora do clássico "Fogão de Lenha - 300 anos de cozinha mineira".
     Adepto da Teleogia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do ex- presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
     Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir quatro anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para dois anos. Sua experiência na prisão está relatada nos livros "Cartas da Prisão" (Agir), "Dário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco) e Batismo de Sangue(Rocco). Premiado com o Jabuti de 1983, traduzido na França e na Itália, Batismo de Sangue descreve os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito.
      Assessorou vários governos socialistas, em especial Cuba, nas relações Igreja Católica-Estado.
Frei Betto publicou obras que abrangem diferentes gêneros:

  • Ficção: Hotel Brasil e Entre todos os homens
  • Literatura infanto-juvenil: Uala, o amor.
  • Ficção juvenil: Alucinado som de tuba(que o 6 ano está lendo) e O vencedor.
  • Ensaio: A obra do artista - Uma visão holística do universo e Sinfonia universal- a cosmovisão de Teilhard de Chardin, Treze contos diabólicos e um Angélico.
  • Memórias: A mosca azul, Batismo de sangue e Alfabetto: autobiografia escolar.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário